Internacional Tufão Kong-rey causa um morto e dezenas de feridos em Taiwan

Tufão Kong-rey causa um morto e dezenas de feridos em Taiwan

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O tufão Kong-rey, classificado como um dos mais poderosos do ano, atingiu Taiwan na tarde de quinta-feira, provocando a morte de uma pessoa e deixando 73 feridos. 

Com ventos que ultrapassaram os 184 quilómetros por hora e chuvas torrenciais, a tempestade fez com que escolas e escritórios fossem encerrados e que dezenas de milhares de tropas fossem mobilizadas para auxiliar nos esforços de socorro.

O tufão, que chegou ao sudeste da ilha por volta do meio-dia, afectou uma das regiões menos povoadas de Taiwan, que conta com uma população de 23 milhões. Antes mesmo da tempestade se abater, foram registadas ondas de até 10 metros e pelo menos 27 feridos devido a deslizamentos de terra, conforme relatado pela Agência Nacional dos Bombeiros.

O Kong-rey, descrito inicialmente como o tufão mais potente do ano, agora mantém a mesma intensidade do tufão Gaemi, que se fez sentir em Julho e foi a tempestade mais forte a atingir Taiwan nos últimos oito anos. Com um raio de 320 quilómetros, é também considerado o tufão mais extenso a atingir a ilha em quase três décadas.

Face à iminente devastação, as autoridades locais implementaram a suspensão de aulas e o encerramento de diversas actividades laborais, enquanto os cidadãos se preparavam para enfrentar a tempestade. A TSMC, gigante tecnológica da ilha, informou que activou os seus procedimentos habituais de preparação, assegurando que não esperava impactos significativos nas operações das suas fábricas de circuitos integrados.

As ruas da capital, Taipé, foram deixadas desertas, enquanto chuvas e ventos intensos tomaram conta da cidade. Meteorologistas alertam que mais de um metro de chuva poderá ser registado nas zonas mais vulneráveis até sexta-feira.

Cerca de 35.000 soldados estão em prontidão para apoiar nas operações de socorro e salvamento. Na quarta-feira, muitos serviços de transporte, incluindo barcos e voos domésticos, foram cancelados, e as autoridades realizaram evacuações em oito condados e cidades, entre os quais se destacam Yilan, Hualien e Taitung.

A Administração Meteorológica Central fez uma previsão de que a tempestade deverá perder força ao atingir a costa e seguir em direcção às montanhas centrais, embora se espere que os efeitos severos persistam até sexta-feira de manhã.

O ministro do Interior, Liu Shyh-fang, expressou preocupação em relação ao paradeiro de dois turistas checos que se encontravam a fazer caminhadas no desfiladeiro de Taroko, perto de Hualien, e que não conseguiram ser contactados desde quarta-feira.

Embora Taiwan esteja habituada a tempestades tropicais, que ocorrem frequentemente entre Julho e Outubro, o meteorologista Chang Chun-yao salientou que é invulgar a ocorrência de um tufão tão forte nesta época do ano. Especialistas em climatologia apontam que as alterações climáticas estão a intensificar a força dos tufões, resultando em chuvas torrenciais, inundações repentinas e ventos destrutivos.

O Kong-rey é o terceiro tufão a atingir Taiwan desde o início do verão, após o Gaemi, que causou a morte de 10 pessoas e deixou centenas feridas, provocando severas inundações na cidade de Kaohsiung, no sul do país.