Destaque Dezasseis feridos em manifestações em Maputo

Dezasseis feridos em manifestações em Maputo

Um total de dezasseis pessoas, entre feridos graves e ligeiros, foram admitidas no Hospital Central de Maputo (HCM) na sequência das manifestações que ocorreram, ontem, em diversos bairros da capital moçambicana.

O director do Banco de Socorro do HCM, Dino Lopes, forneceu detalhes sobre o estado dos pacientes. Dos dezasseis feridos, cinco apresentavam lesões graves e foram internados, enquanto 11 receberam alta médica após tratamento.

Lopes esclareceu que parte dos feridos resultou de confrontos com a Polícia da República de Moçambique, enquanto outros foram vítimas de projécteis, como pedras, durante os distúrbios, particularmente enquanto viajavam em autocarros. Além disso, alguns dos pacientes foram transferidos de outras unidades de saúde situadas na cidade e arredores, evidenciando a gravidade dos incidentes.

As manifestações, que geraram uma forte resposta das forças de segurança, levantam preocupações sobre a situação social e política em Moçambique. A comunidade aguarda mais informações sobre as causas dos protestos e o estado de saúde dos feridos. A polícia ainda não se pronunciou sobre a situação.

Recomendado para si:  PRM na Beira detém três cidadãos por uso de documentos falsos em candidatura

Este incidente ressalta a crescente tensão nas áreas urbanas e a necessidade de um diálogo construtivo entre as autoridades e os cidadãos para evitar novos episódios de violência.