Destaque Explosão em mina de carvão no Irão provoca dezenas de mortes e...

Explosão em mina de carvão no Irão provoca dezenas de mortes e desaparecimentos

Uma explosão devastadora numa mina de carvão no leste do Irão resultou em pelo menos 51 mortes e deixou mais de 20 pessoas desaparecidas. 

O acidente, provocado por uma fuga de metano, ocorreu na mina de carvão de Tabas, situada a cerca de 540 quilómetros a sudeste de Teerão, a capital iraniana. No momento do incidente, 69 trabalhadores encontravam-se no interior da mina.

O governador da província de Khorasan do Sul, Javad Ghenaat, informou que equipas de resgate estão a trabalhar intensamente para tentar salvar 22 mineiros que permanecem presos nos túneis subterrâneos.

O acidente mobilizou de imediato as autoridades, que enviaram equipas de emergência para a área, na tentativa de localizar os trabalhadores e prestar assistência aos feridos.

Masud Pezeshkian, o recém-eleito Presidente reformista do Irão, manifestou a sua preocupação com a tragédia, afirmando ter ordenado esforços máximos para resgatar os sobreviventes e apoiar as famílias das vítimas.

O chefe de Estado, que se prepara para viajar para Nova Iorque a fim de participar na Assembleia Geral das Nações Unidas, garantiu que será conduzida uma investigação rigorosa para apurar as causas do incidente.

Recomendado para si:  Moçambicano julgado em Joanesburgo pelo assassinato do DJ Warras

A indústria mineira do Irão já foi palco de outras tragédias no passado. O país, rico em petróleo e outros recursos minerais, consome cerca de 3,5 milhões de toneladas de carvão por ano, mas a sua produção interna não ultrapassa 1,8 milhões de toneladas anuais. Em 2013, dois acidentes em minas iranianas resultaram na morte de 11 trabalhadores, destacando os riscos constantes enfrentados por quem labora neste sector.

O incidente volta a sublinhar a perigosa realidade das minas iranianas, onde as condições de segurança são frequentemente questionadas e os acidentes, embora trágicos, não são raros.

Destaques da semana