Destaque Rebeldes Houthis atacam e explodem petroleiro grego no mar vermelho

Rebeldes Houthis atacam e explodem petroleiro grego no mar vermelho

Um navio petroleiro grego foi alvo de um ataque violento perpetrado pelo grupo rebelde Houthis no Mar Vermelho. A embarcação, que transportava 150.000 toneladas de petróleo bruto do Iraque para a Grécia, foi atingida por pelo menos quatro foguetes e tiros disparados por dois barcos de curto alcance. 

O ataque ocorreu na quarta-feira (21), e as impressionantes imagens da explosão foram divulgadas pelos Houthis na sexta-feira (23).

Os 25 tripulantes que se encontravam a bordo foram resgatados dois dias antes da explosão, após o navio ter sofrido um primeiro ataque. Felizmente, não houve registo de feridos entre a tripulação.

Após o ataque, o petroleiro ficou à deriva no Mar Vermelho, com o motor desligado. A empresa proprietária da embarcação assegurou que, apesar da gravidade do incidente, os danos causados pela explosão não foram significativos e que o navio poderá retomar a sua viagem em breve.

Este ataque insere-se numa série de agressões a navios comerciais no Mar Vermelho levadas a cabo pelos Houthis desde o ano passado, em protesto contra a guerra de Israel na Faixa de Gaza. Os rebeldes, que são apoiados pelo Irão, mantêm o controlo de uma grande parte do território do Iémen.

Recomendado para si:  Desabamento de mina na Venezuela provoca pelo menos 14 mortos