Há precisamente 20 anos, em 4 de fevereiro de 2004, Mark Zuckerberg fundou a rede social Facebook juntamente com outros quatro colegas da Universidade de Harvard: Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.
O Facebook teve início como uma plataforma exclusiva para estudantes da instituição norte-americana, mas acabou por se transformar numa das empresas tecnológicas mais influentes do mundo. Além do Facebook, Zuckerberg adquiriu o Instagram em 2012 e o WhatsApp em 2014, expandindo assim o alcance e a influência da empresa.
Apesar dos sucessos alcançados, Zuckerberg continua a mirar o futuro com a visão de criar o metaverso, uma ambição que o levou a fundar a Meta, uma empresa que engloba todas as plataformas e iniciativas tecnológicas do grupo.
No entanto, ao longo dos últimos 20 anos, o Facebook não escapou a controvérsias. O período mais turbulento foi entre 2016 e 2018, quando questões de desinformação e o escândalo envolvendo a Cambridge Analytica colocaram o Facebook e Mark Zuckerberg sob escrutínio global. Apesar dos desafios, a empresa não comprometeu o seu futuro, e a Meta continua a expandir-se de forma significativa.
Para celebrar esta ocasião especial, Mark Zuckerberg partilhou duas fotografias na sua página de Instagram. Uma delas retrata o início do Facebook, enquanto a outra sugere que, apesar das mudanças ocorridas, alguns elementos permanecem inalterados, mesmo após a criação de uma das maiores empresas do mundo.