Sociedade Reabilitação da linha ferroviária de Machipanda no Zimbabwe

Reabilitação da linha ferroviária de Machipanda no Zimbabwe

A primeira fase das obras de reabilitação e modernização da linha ferroviária de Machipanda, no território zimbabweano, entre a fronteira de Machipanda, em Manica, até a cidade de Mutare no Zimbabwe, deverá ser concluída até junho deste ano.

O projeto de reabilitação e modernização da ferrovia faz parte da resposta do governo do Zimbabwe, complementando o prolongamento da linha que, na parte moçambicana, foi concluída e inaugurada em dezembro do ano passado.

O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, explicou na sexta-feira que as obras continuarão até a capital zimbabweana, Harare, cobrindo um trecho de duzentos e oitenta quilómetros e com um orçamento aproximado de cem milhões de dólares.

Mateus Magala informou que Moçambique, Zimbabwe e Botswana se unirão para formar um projeto regional que permitirá ao Zimbabwe reabilitar a linha ferroviária interna, no contexto da integração regional.

O Ministro dos Transportes e Infraestruturas do Zimbabwe, Felix Mhona, destacou que, desde a inauguração da linha no trecho moçambicano, o seu país tem dado prioridade a este projeto.

Ambos os ministros e suas delegações regressaram ainda nesta sexta-feira à capital zimbabweana para concluir os trabalhos relativos a este projeto.

Recomendado para si:  Governo prevê encerramento da lixeira de Hulene até 2027