Sociedade Caudal do rio Maputo está acima do nível de alerta

Caudal do rio Maputo está acima do nível de alerta

A Direcção de Gestão de Recursos Hídricos emitiu um boletim hidrológico nacional esta quarta-feira, 28 de Dezembro, informando que o rio Maputo na região sul do País regista 1,75 e 1,30 metros acima do nível de alerta com tendência a subir, e já alagou vários hectares com culturas diversas, deixando a principal via de acesso intransitável.

O boletim hidrológico nacional descreve a situação do rio Maputo como alarmante, destacando que desde o início da presente época chuvosa já se registaram algumas inundações.

“A situação pode atingir os cerca de 2,2 metros acima do alerta-sinal, o que poderá agravar a ocorrência de inundações nas zonas baixas, afectando ‘machambas’, já alagadas neste momento. Poderá também provocar a interrupção do trânsito no interior do distrito de Matutuine”, declarou Agostinho Vilanculos, da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos.

Citado pelo portal de notícias O País, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) na Província de Maputo garante que, até ao momento, não há populações afectadas.

Recomendado para si:  Avarias na rede deixam mais de 300 mil clientes da EDM sem energia

“O que nós fizemos foi colocar uma embarcação para ajudar as populações a fazer a travessia [do rio Maputo], mas estamos a trabalhar com o Governo distrital, com o posto administrativo e com os nossos comités locais para sensibilizarem as comunidades a evitarem que o façam, para não se exporem a riscos”, avançou Amir Ibrahimo, delegado do INGD.

As principais barragens do País continuam a registar enchimentos que variam entre os 30% e os 80% e a efectuar descargas que oscilam entre 3,51 metros cúbicos por segundo e 229,08 metros cúbicos por segundo.

A 18 de Novembro passado, a Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul) previu o aumento do nível das águas no rio Maputo, devido ao incremento das descargas na barragem de Pongolapoort, localizada na vizinha África do Sul.

Face à situação, a ARA-Sul reiterou o apelo à sociedade em geral para a observância de medidas de precaução na utilização do rio Maputo.