Sociedade Avanços militares em Cabo Delgado animam sector empresarial

Avanços militares em Cabo Delgado animam sector empresarial

Confederação das Associações Económicas assume que vitória sobre grupos armados em Cabo Delgado vai resultar no reatamento do projeto de gás da Total e na reativação de contratos com empresas moçambicanas.

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), maior organização empresarial do país, considerou na quarta-feira (11.08) que a reconquista de áreas ocupadas pelos grupos armados em Cabo Delgado abre “perspetivas positivas” para as empresas e economia do país.

“As perspetivas positivas do setor privado têm alicerce, essencialmente, no retorno das atividades empresariais e dos projetos ora suspensos devido aos ataques terroristas, com realce para o projecto da Total Energy”, refere a CTA, em comunicado.

Aquela organização assume que a vitória sobre os grupos armados que protagonizam ataques na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, vai resultar no reatamento do projeto de gás da multinacional francesa Total Energy — o maior investimento privado em África — e na reativação de contratos com empresas moçambicanas que prestam bens e serviços ao empreendimento.

Recomendado para si:  Ministério da Educação abre 1,6 milhão de vagas para matrículas do ano lectivo 2026

A CTA assinala que a retoma do projeto poderá constituir um alívio para as pequenas e médias empresas que forneciam bens e serviços ao empreendimento petrolífero.