Sociedade Transportes Portagens na estrada circular vão funcionar a partir de 2021

Portagens na estrada circular vão funcionar a partir de 2021

Quatro portagens serão instaladas na Estrada Circular de Maputo, com cerca de 70 quilómetros de extensão, devendo entrar em funcionamento a partir do segundo semestre de 2021.

Segundo Ângelo Lichanga, presidente do Conselho de Administração da Rede Viária de Moçambique (REVIMO), concessionária da Estrada Circular de Maputo, ponte Maputo/KaTembe e as respectivas estradas de ligação, bem como a Estrada Nacional número 6 (EN6), as obras de construção das quatro portagens já estão em curso.

”As obras já iniciaram na portagem de Kumbeza e Matola-Gare. A perspectiva é dar início às obras da Costa do Sol (cidade de Maputo)e Zintava (distrito de Marracuene)”, explicou.

Revelou que o funcionamento das infra-estruturas deverá começar entre Julho e Agosto de 2021. O projecto inclui a construção da portagem de Macaneta, no distrito de Marracuene, província de Maputo, que neste momento funciona em instalações improvisadas.

Enquanto isso, mais de 20 rotundas da Estrada Circular de Maputo serão requalificadas, com o alargamento das faixas de rodagem e aumento das bandas sonoras.

A província de Maputo realizou, recentemente, o seu primeiro conselho provincial de estradas, no qual participaram presidentes dos municípios, administradores distritais e gestores públicos e privados do sector rodoviário.

A Secretária de Estado na província de Maputo, Vitória Diogo, que orientou o encontro, apelou à cautela no momento de decidir sobre a taxa a vigorar nas portagens em construção.-