Sociedade Camionistas “assaltam” EN1 para reivindicar melhores condições de trabalho

Camionistas “assaltam” EN1 para reivindicar melhores condições de trabalho

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Mais de 200 camionistas de transporte de carga paralisaram, esta tarde, as actividades, ao longo da Estrada Nacional Número 1 em reivindicação de melhores condições de trabalho e contestar alegadas ilegalidades perpetradas pelos seus patrões.

A zona de Bobole, no distrito de Marracuene, foi o local escolhido pelos grevistas para reivindicar os seus direitos. Sem obstruir a via, os mais de 200 camiões perfilaram nas bermas da principal estrada de que liga o país numa extensão estimada de 3km.

“Estamos a reivindicar os nossos direitos. Os nossos salários são baixos, quando fazemos viagens longas para países como Zâmbia dão-nos um subsídio de 3 mil meticais sabendo que ficamos muitos dias na estrada”, disse António Ferro, presidente da Associação de Motoristas para depois continuar.

“Quando há deficiência nos pneus, a multa recai nos motoristas, quando a polícia de trânsito nota a falta de extintor as multas recaem no motorista e não no dono do camião, isso não está certo”, explicou.
Outro motorista pediu intervenção ao mais alto nível para a resolução das suas inquietações.

“Solicitamos a presença do ministro do sector e o presente da FEMATRO. Eles devem vir e resolver os nossos problemas”, disse.
A mando do governador da Província de Maputo, foi destacado para o local, o director provincial dos transportes que esteve a dialogar com os motoristas.

“Ficamos felizes porque a informação que recebemos é que estava a haver obstrução da via e uma confusão. Mas quando chegamos notámos que a reivindicação é pacífica. Acordamos que como governo iremos aproximar as partes para que possa haver um diálogo construtivo para a resolução do diferendo”, disse o dirigente.

Os grevistas reiteraram que só irão abandonar o local quando as suas reivindicações forem satisfeitas.