Sociedade Populares “forçam abandono do poder” do Vereador do Distrito Municipal Ka Nyaka

Populares “forçam abandono do poder” do Vereador do Distrito Municipal Ka Nyaka

Município de Maputo constitui uma equipa multissectorial que vai esta quinta-feira ao Distrito Municipal de Ka Nhaka para apurar as causas que originaram agitação naquela região insular que culminou com a saída forçada do vereador local. E a edilidade vai dentro de dias designar um vereador substituto.

O último fim-de-semana foi de total agitação no Distrito Municipal Ka Nyaka, na parte insular da autarquia. Os populares gritaram palavras injuriosas e alegadamente ameaçaram a integridade física do administrador Araújo Teodato Armindo.

A origem da agitação em Ka Nhaka segundo a porta-voz do município de Maputo está relacionada com vários problemas que inquietam a aqueles munícipes e com destaque para o processo de requalificação dos mercados em curso na capital do país e naquele ponto da autarquia os vendedores não acataram as ordens das autoridades para remoção de bancas e barracas erguidas em locais impróprios e violaram o decreto presidencial visto que reuniram-se cerca de 300 pessoas na residência do régulo local.

Albertina Tivane esclareceu em conferência de imprensa que os Munícipes não têm competência para expulsar o vereador, se o verderol local abandou a ilha foi mais para salvaguardar a sua integridade física.

“Sua Excelência, o Presidente do Conselho Municipal mandatou suma comitiva para o Distrito para de perto aferir o grau de agitação que estava a acontecer, porque estava por de trás uma agitação. Dado o nível de agitação que se verificava lá a equipa mandatada decidiu que não havia condições para salvaguardada da integridade física do vereador e tiveram que regressar ao continente com o Senhor Vereador. Gostaríamos de marcar a nossa firmeza para continuarmos a fazer trabalho que temos vindo a fazer que e de organização dos mercados a nível da Cidade ”, disse Albertina Tivane.

O município já constitui uma equipa multe-sectorial que segue para o distrito municipal para estabelecer contactos e soluções dos problemas que inquietam os residentes da ilha.

“Temos conhecimento que na reunião havida na casa do régulo foi lida uma mensagem os assuntos que preocupam a população, portanto nos vamos la, vamos aprofundar estas preocupações. Vamos la também porque a autoridade ela existe e o Município e a autoridade no Distrito Municipal Ka Nyaka. Vamos uma vez que o administrador incumbente este cá na Cidade vamos apresentar um vereador substituo para assegurar que haja este vazio do poder”.

O Município de Maputo repudia a atitude desencadeada pelos residentes do Distrito municipal de Ka Nyaka e apela ao diálogo.