Internacional Três sírios condenados por tráfico de migrantes

Três sírios condenados por tráfico de migrantes

Três sírios foram condenados por um tribunal alemão a penas até quatro anos de prisão efectiva por terem participado na organização de uma travessia do Mediterrâneo que causou 13 mortos em 2015.

principal acusado, de 27 anos, foi condenado a quatro anos de prisão efectiva por organização de tráfico de migrantes e o capitão da embarcação, de 24 anos, ficou com uma pena de dois anos e meio por tráfico de migrantes que resultou em mortes.

O terceiro acusado, 34 anos e tesoureiro do grupo, foi condenado a dois anos de prisão com pena suspensa.

Entre Junho e Novembro de 2015, os três sírios participaram na organização de seis travessias entre Esmirna na costa turca e a ilha grega de Lesbos.

Numa delas, em Setembro, a embarcação que transportava pelo menos 46 pessoas chocou com um cargueiro e 13 pessoas morreram afogadas, entre as quais crianças.

Um desastre que era previsível e que poderia ter sido evitado“, considerou o juiz.

O procurador tinha pedido penas bastante mais pesadas, entre quatro anos e meio e 12 anos de prisão efetiva.

Recomendado para si:  Disparos geram pânico durante jantar com Trump na Casa Branca

Os três homens originários de Alepo, a segunda cidade da Síria, estavam a ser julgados desde o final de Junho pelo tribunal de Traunstein, na Baviera (sudoeste), pois um deles vivia numa cidade vizinha quando foi detido em 2016.

Notícias ao Minuto

Destaques da semana