Sociedade Polícia acusada de fazer “emboscadas” para extorquir automobilistas

Polícia acusada de fazer “emboscadas” para extorquir automobilistas

Os agentes da Polícia de trânsito e de protecção são acusados de fazer verdadeiras “emboscadas” para extorquir automobilistas ao longo da Avenida Zedequias Manganhela, na baixa da cidade de Maputo. Esta zona está sob a jurisdição da 7.ª Esquadra.

Segundo os automobilistas ouvidos pelo Canalmoz, nalguns pontos desta avenida não há sinal de proibição, mas os agentes da Polícia estão lá para extorquir automobilistas menos atentos ou os que não conhecem bem a toponímia da cidade.

Aliás, em 30 minutos que o Canalmoz esteve no entroncamento das avenidas Siad Barre e Zedequias Manganhela, dez viaturas passaram devido à falta de sinal, e a Polícia que estava estacionada um pouco à frente mandou parar sete. Todas foram autuadas.

Um automobilista, que se identificou com único nome de Mateus, disse, por exemplo, que no entroncamento entre a Avenida Siad Barre e Zedequias Manganhela há um sinal de proibição, mas não há um outro que indica a direcção a seguir.

“Se alguém não conhece a cidade, segue em frente e logo pimba com os polícias. Não há seta que indique a direcção. Isto tornou-se um posto de controlo”, disse Mateus.
Orlando Vitorino, depois de ser actuado, contou ao Canalmoz que foi questionado por que razão havia entrado. Ele respondeu que não tinha visto o sinal.

Recomendado para si:  Moçambique regista 17 mil mortes anuais por cancros de mama e colo do útero

“Isto é vergonhoso. Se há sinalização mal feita, por que razão logo a seguir há polícias. Não será uma emboscada?”, questionou.
Acrescentou que os polícias ficam com armas apontadas ao ponto de meter medo alguns automobilistas.

Polícia promete investigar

O porta-voz da Polícia no Comando da cidade de Maputo, Orlando Mudumane, disse em contacto com o Canalmoz, que os agentes estão na estrada para regular o trânsito, fiscalizar e garantir a ordem e tranquilidade públicas e não para se esconderem.

“A Polícia não deve esconder-se na via pública. A ser verdade, medidas serão tomadas. Os agentes de trânsito são destacados para determinados pontos onde haja um sinal proibido que os automobilistas violam constantemente. Talvez seja por causa disso que os agentes estejam lá”, disse. “É um assunto por se investigar e a Polícia irá tomar medidas”, prometeu.