Sociedade Meio Ambiente Requalificação dos bairros envolve os munícipes

Requalificação dos bairros envolve os munícipes

De acordo com o Presidente do município de Maputo, David Simango, são os munícipes que definem as suas prioridades e estas vão sendo realizadas de acordo com a ordem estabelecida em parceria com as autoridades municipais.

Simango, que falava durante uma visita ao distrito municipal de Lhamankulu, disse que este método deverá ser aplicado nos projectos de requalificação de todos os bairros periféricos da urbe.

A este propósito, Simango anunciou a requalificação do bairro e do mercado Xipamanine, cujos planos estão a ser elaborados em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

A ideia é criar condições para que os munícipes tenham noção do terreno ou talhão, acessos, ruas, infra-estruturas de natureza económica e social e com todas as unidades a funcionarem em pleno.

Em relação ao mercado, Simango disse que a Edilidade quer criar condições para albergar de forma ordenada os 7 mil operadores que trabalham no “Xipamanine” sem, no entanto, eliminar as suas referências históricas.

“A reabilitação do mercado não vai implicar a paralisação da actividade comercial. Isto permitirá a recuperação do campo de futebol local”, disse Simango, acrescentando que as obras vão decorrer em partes, tal como foi feita a reabilitação do Mercado Central de Maputo.

Recomendado para si:  Governo prevê encerramento da lixeira de Hulene até 2027

Entretanto, David Simango escusou-se de fazer referência aos custos envolvidos na implementação destes planos, alegadamente por ainda estarem a ser elaborados os respectivos projectos.

Sobre a sua ida ao distrito municipal Ka Lhamankulu, o Presidente do Município referiu que se trata de visitas programadas para este ano e faz uma avaliação positiva, tendo em conta que todas as actividades estão a decorrer de acordo com o programado.

“O distrito tem desafios sobre os quais têm estado a trabalhar. Durante a reunião com o Conselho Consultivo fizemos questão de assinalar, nomeadamente as dificuldades no cumprimento das receitas pré definidas e o reembolso dos fundos do Programa de Redução de Pobreza Urbana”, referiu.

Disse que das acções dignas de referência se destaca se o fim da reabilitação da rua Marcelino dos Santos, que atravessa os quatro bairros, a Terminal Inter Provincial da Junta e do Centro de Saúde de Xipamanine, todos eles já operacionais.

Noticias