Sociedade Meio Ambiente Dondo celebra 27 anos com múltiplos avanços

Dondo celebra 27 anos com múltiplos avanços

Localizado ao longo do eixo do chamado corredor de desenvolvimento da Beira, desde a introdução do processo de municipalização no país, Dondo está a registar progressos em muitas áreas, incluindo no ordenamento territorial do seu espaço físico.

Para os autarcas Ricardo Donco e Alberto Correia, o trabalho realizado nos últimos anos pelo Conselho Municipal permitiu que a vida dos seus habitantes melhorasse significativamente.

A título de exemplo, conforme apontaram, a iluminação pública deixou de ser preocupante ao longo da Estrada Nacional Número Seis, na área de jurisdição daquele município, concretamente entre os bairros Samora Machel e Canhandula, ligando a cidade da Beira pela zona da Cerâmica.

Por seu turno, Amélia Cauio sublinhou que o problema de água tende a passar para a história, embora haja ainda três bairros dos dez ainda por serem contemplados pelo sistema de abastecimento daquele precioso líquido.

Mesmo assim, Cauio anotou que o projecto já arrancou, sendo que a expansão de fontanários vieram aliviar sobremaneira a situação e os utentes deixaram de pernoitar nas filas à espera de sua vez para obter água potável. Dos dez furos de água que existiam em 1998, hoje, a cidade do Dondo conta com 130 unidades deste género.

Recomendado para si:  Jovem morre alvejada durante tiroteio na Matola Gare

O então crónico problema da falta de transporte entre Beira e Dondo e internamente foi resolvido graças, segundo as nossas fontes, à entrada em funcionamento de 56 viaturas mini-bus e centenas de “txopelas”. Isto até permite a deslocação de camponeses ao potencial vale de Mandruzi que dista sete quilómetros do centro daquela urbe.

Também o centro do Dondo se apresenta com vias completamente asfaltadas, enquanto se faz a manutenção periódica dos acessos em todos os bairros, sobretudo aqueles localizados no interior como Tundane, Canhandula e Mandruzi.

Quanto à gritante onda de criminalidade que ensombra a cidade, as nossas fontes minimizaram o fenómeno, considerando-o uma consequência directa do desenvolvimento que está a acontecer naquela parte do país.

Actividades político-recreativas como o desporto motorizado, espectáculo musical estão marcadas para celebrar a efeméride.

Para a participação de todos na festa, a ministra do Trabalho, Helena Taipo, concedeu hoje tolerância de ponto a todos os trabalhadores e funcionários públicos residentes naquela autarquia.

Noticias