Sociedade Meio Ambiente PR e a visita ao Niassa: Iataria pede energia eléctrica

PR e a visita ao Niassa: Iataria pede energia eléctrica

O pedido foi dirigido ao Presidente Armando Guebuza, no decurso de um encontro popular que orientou naquela localidade, no prosseguimento da governação aberta e inclusiva que efectua à província do Niassa.

Para além da energia eléctrica, Iataria queixou-se da insuficiência de fontes de abastecimento de água, de maternidades e do conflito homem/fauna bravia que tem provocado prejuízos avultados na sua actividade agrícola e destruído importantes infra-estruturas sociais. Os habitantes pediram, igualmente, a instalação de uma agência bancária para lhes poupar ao percurso de longas disâtncias para depositarem as suas economias e/ou para receberem os seus salários, no caso de funcionários públicos.

A localidade de Iataria está localizada na parte sul da província, a 45 quilómetros da vila sede de Mecanhelas – Insaca, com uma população de aproximadamente 38.300 habitantes. A população vive maioritariamente da criação de gado bovino, caprino e suíno e da agricultura, produzindo o milho, a mandioca, a mapira, o arroz, o tabaco, entre outras culturas.

Mas Iataria não se limitou a apresentar somente lamentações. A mensagem da população, reforçada por intervenções individuais ao longo do comício, referiu-se a muitos avanços alcançados no plano da melhoria da qualidade de vida. A título de exemplo, André Paulo, um produtor local de gado, congratulou o Governo pela instalação da rede de telefonia móvel, o que permite a rápida comunicação não somente com a sede do distrito, mas também com a província, o país e o mundo, em geral.

Recomendado para si:  Governo prevê encerramento da lixeira de Hulene até 2027

A chefe da localidade, Ana Paula Alfredo, falou de alguns avanços na área da descentralização, onde foi reparada a plataforma, num troço de 24 quilómetros; corte de capim em 80 quilómetros, entre outras realizações.

Entretanto, falando em jeito de resposta as questões que lhe foram apresentadas, o Presidente da República disse ter anotado tudo e que iria aprofundar o estudo com as autoridades locais para a busca de possíveis soluções.

Mas quanto ao pedido de energia eléctrica, especificamente, Guebuza afirmou que Iataria pode-se dar por feliz pois, enquanto não chega a rede nacional ela é alimentada por um sistema “foto voltaico” com dez painéis para igual número de famílias, para além da secretaria e do posto de saúde.

Este é, na óptica do Presidente, um grande avanço tendo presente que há zonas do país que não possuem este sistema.

O Chefe do Estado pediu a população de Iataria, em particular, de Mecanhelas e da província do Niassa, em geral, para a consolidação de três importantes conquistas do povo moçambicano para o alcance do bem-estar, nomeadamente a unidade nacional, a preservação da independência e a paz.

No prosseguimento da sua visita de trabalho a Niassa, Guebuza escala hoje o distrito de Marrupa, onde se prevê que mantenha um encontro com a população e inaugure importantes infra-estruturas sociais, tais como a Escola Secundária e o Hospital Distrital.

Noticias