Sociedade Meio Ambiente Gaza – Vila do Milénio assiste 3500 camponeses em Lionde

Gaza – Vila do Milénio assiste 3500 camponeses em Lionde

A primeira fase do projecto, que arrancou em 2010, de acordo com Róide Torres, coordenador da Vila do Milénio, em Lionde, teve o mérito de municiar as comunidades de meios e conhecimentos técnicos para que, com base nisso, pudessem ensaiar a fase da caminhada contando com seus próprios meios.

A disponibilização não só dos referidos instrumentos permite, segundo a nossa fonte, o nascimento, em Lionde, de uma nova era caracterizada pela busca permanente da sustentabilidade, contando com meios próprios, enquanto se aguarda pelo segundo ciclo do projecto, que deverá consolidar o potencial que está sendo localmente criado pelos camponeses.

Refira-se que a comunidade da Vila do Lionde está a levar a cabo actividades de geração de renda, através de intervenções de processamento de produtos agrícolas como a mandioca para a produção de biscoitos, tomate para a compota e conserva, para além da criação de frangos para comercialização no mercado local e noutros pontos de Gaza.

Sabe-se, por outro lado, que a piscicultura constitui outra componente que deverá, num futuro breve, constituir uma das importantes alternativas para a melhoria da dieta alimentar e determinante na venda de excedentes.

A par dos esforços visando uma maior sustentabilidade dos projectos instalados em Lionde, a comunidade local se beneficia ainda de um tractor com respectivas alfaias, colocado à disposição dos camponeses a preços simbólicos para a realização de operações culturais.

Recomendado para si:  Desactivados 18 mil funcionários “fantasmas” em Moçambique

A Vila do Milénio, de acordo com Róide Torres, tem ainda à sua disposição um camião que tem vindo a constituir um importante meio para o escoamento da produção dos campos agrícolas e sua posterior colocação no mercado.

A nossa fonte referiu-se, num outro desenvolvimento, ao papel relevante que tem vindo a constituir o Centro de Transferência de Tecnologias e Desenvolvimento Humano, uma unidade de convergência das comunidades para aprendizagem de uma série de actividades como a costura e tecnologias de informação.
O centro funciona igualmente como um local onde a comunidade faz abordagem sobre os assuntos mais importantes da vida na Vila do Milénio.

O nosso interlocutor explicou, num outro passo, o contributo que vem sendo dado pelo governo do Chókwè com a inclusão da Vila do Milénio no Plano Económico Social e orçamento distrital.

Nos seus cerca de três anos de existência, a Vila do Milénio, segundo Torres, tem sido ainda uma escala privilegiada de exercitação dos estudantes do Instituto Agrário do Chókwè e do Instituto Superior Pedagógico de Gaza, com particular realce para a piscicultura ,avicultura e agro-processamento.

Noticias