Aquele governante manifestou o seu desapontamento na sua recente deslocação a Catine onde, por exemplo, das 245 casas programadas para o referido projecto apenas pouco mais de 146 estavam ainda em fase de conclusão.
Comentando esta questão, em resposta ao questionamento feito pelos jornalistas que o acompanhavam naquela digressão ao distrito de Massingir, Raimundo Diomba disse que o assunto seria objecto de análise junto do governo distrital, mas que as primeiras indicações apontavam para a existência de algum défice de informação entre os gestores do Parque Nacional do Limpopo e o pessoal directamente envolvido na construção das referidas casas.
“O assunto já está a atingir níveis que nos preocupam, porque os atrasos neste processo colocam em causa o que definimos para a salvaguarda da vida dos nossos concidadãos que, infelizmente, continuam a coabitar com animais selvagens, com todos os riscos daí decorrentes. Havemos de trabalhar no sentido de ver este assunto definitivamente esclarecido e que possa o mais rápido possível ganhar um novo ímpeto”, disse Diomba.
Refira-se que, na sua deslocação de três dias de trabalho ao distrito de Massingir, aquele governante incluiu na sua agenda a inauguração da vedação do Parque Nacional do Limpopo, cuja edificação há bastante tempo era esperada pelas populações locais, devido ao perigo a que estavam sujeitos com a fauna bravia, com especial ênfase para os elefantes e hipopótamos que, para além de semearem pânico no seio das comunidades, dizimavam as culturas dos campos agrícolas.
Entretanto, está prevista para breve a realização de um censo aéreo que vai abranger os distritos de Massingir, Mabalane e Chicualacuala, visando o apuramento da tendência do crescimento da fauna bravia naquelas áreas da reserva, bem como o tipo de espécies de maior prevalência naquele “habitat”, uma actividade que, de acordo com o administrador do Parque Nacional do Limpopo, irá decorrer simultaneamente no Kruger National Park, na vizinha África do Sul.
Trata-se de uma colaboração que inclui coordenação conjunta de acções e resulta do facto de o PNL fazer parte do Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo.
Noticias