Orçadas em 2,5 milhões de dólares financiadas pelo Governo moçambicano através de fundos do Millennium Challenge Account (MCA), as obras actualmente em curso contemplam a construção de uma plataforma de protecção em armação na secção de montante da tomada de água existente, incluindo pequenos trabalhos de desassoreamento, fornecimento e montagem de duas novas bombas de elevação na captação bem como o fornecimento e montagem de duas novas bombas de transferência de água tratada no Centro Distribuidor.
Está também previsto o fornecimento e montagem de novas bombas de dosagem de químicos; construção de quatro novas caixas de válvulas, incluindo trabalhos associados de canalização; construção de novo decantador com aproximadamente 14 x 20 metros de área bem como a avaliação dos filtros existentes, incluindo trabalhos específicos para a sua operacionalização.
Segundo apurou há dias a nossa Reportagem em Mocuba, alguns desses trabalhos já foram concluídos e outros estão na fase conclusiva.
Informações avançadas por Japie Knoetze, responsável da companhia encarregue de executar as obras dão conta que com a conclusão dos trabalhos a cidade de Mocuba poderá passar a dispor de capacidade para o fornecimento de água potável durante 20 horas por dia.
“Com o trabalho que estamos a executar agora os reservatórios vão permanecer cheios e vamos resolver o problema da qualidade de água. Para isso estamos a melhorar o sistema de bombagem e linhas de abastecimento”, explicou Knoetze.
A fonte reconheceu que as obras estão atrasadas para aquilo que era o prazo inicialmente previsto, sobretudo devido à demora na recuperação da planta do projecto e as chuvas intensas que se registaram no início do presente ano.
“Agora já temos a planta e estamos a trabalhar no sentido de recuperarmos o tempo perdido. É preciso referir que a data inicial para o fim das obras era Março mas redesenhamos o programa para o final de Junho”, sustentou Japie Knoetze.
Para além da cidade de Mocuba, o MCA está a financiar a reabilitação de água às urbes de Nampula e Nacala.
Em Nampula o projecto tem como objectivo o aumento da capacidade de produção, transporte, reserva e distribuição de água com vista à satisfação das metas do Governo e dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio. Em Nacala o projecto é complementar ao da reabilitação da barragem local.
RM