Economia Agricultura Prover serviços básicos nas zonas de expansão

Prover serviços básicos nas zonas de expansão

Esta analise é do deputado da Assembleia da República que chefia uma delegação parlamentar da Comissão da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Actividades Económicas e Serviços Casimiro Huate na sua recente visita a Nampula.

O político justifica a posição subscrita pelos seis membros da sua comissão como sendo uma solução que se pode tornar adequada e duradoira para contrapor as opções de algumas famílias que afluem as zonas urbanas motivadas pela procura de melhores condições sociais que se traduzem pelo gozo integral de serviços de abastecimento de água, saúde, educação, electricidade e outros.

A criação daquelas condições deve ser combinada com esforços dos governos a nível dos distritos e municípios no sentido de parcelar e concessionar talhões para que as comunidades se possam empenhar na construção das suas infra-estruturas de habitação, serviços, entre outras que concorrem para a arrecadação de receitas que garantem a sua sobrevivência.

Prover serviços básicos nas zonas de expansão

“Julgamos que os governos a vários níveis na província de Nampula têm um desafio pela frente que se consubstancia na necessidade de sensibilizar de forma contínua para que as comunidades apostem na construção das suas residências com base em materiais consistentes e aqui apelamos que o tijolo queimado seja de eleição porque a infra-estrutura pode suportar os efeitos dos eventos calamitosos de vária ordem” – disse Casimiro Huate.

Recomendado para si:  Cidade de Maputo regista 20 mortes por consumo de álcool nos últimos meses

De Outubro do ano passado a esta parte a província de Nampula foi afectada por eventos calamitosos da ordem de vendavais, incêndios, chuvas intensas que resultaram em 33 óbitos além de 17 feridos. Afectaram, por outro lado, um total de 9772 pessoas, parte das quais viram as suas casas estimadas em cerca de duas centenas destruídas parcial ou totalmente.

Na agricultura, embora as áreas afectadas não sejam de tal quantidade que possam comprometer as metas estabelecidas para a campanha agrícola em curso, o grupo parlamentar da Assembleia da República instou as autoridades governamentais em Nampula no sentido de desdobrarem-se em esforços visando a aquisição e alocação de factores de produção e insumos agrícolas para que os produtores possam, em tempo útil, corrigir as perdas que sofreram garantindo a sua segurança alimentar e nutricional.

Além do encontro mantido com as autoridades municipais e governo de Nampula, a delegação parlamentar da AR visitou alguns bairros afectados pelas enxurradas, incêndios e vendavais na cidade capital provincial e município da Monapo, visando constatar “in-loco” o nível de danos e necessidades para os afectados saírem rapidamente da dependência imposta por aquelas calamidades.