Sociedade Meio Ambiente Manica – Infra-estruturas sanitárias absorvem 54 milhões de meticais

Manica – Infra-estruturas sanitárias absorvem 54 milhões de meticais

O facto foi revelado pelo Director Provincial de Saúde, Juvenaldo Amos, o qual indicou que tais obras estão previstas no âmbito do Plano Económico e Social da província para 2013 e são financiadas pelas componentes interna e externa, através do Orçamento do Estado e parceiros de cooperação.

Entre outras infra-estruturas, prevê-se com este investimento, na componente interna, a construção de blocos de internamento nos centros de Saúde de Dacata, em Mossurize, Chinzine e Save, em Machaze e ainda a conclusão dos centros de Saúde de Vila Nova, em Chimoio, Dombe, em Sussundenga e Massangano, em Guro.

Com este montante, prevê-se também o apetrechamento dos centros de Saúde de Goi-Goi, em Mossurize e Dunda, em Macossa. Maior parte do montante vai ser aplicada na conclusão e apetrechamento do centro de Saúde do tipo A, do bairro Vila Nova, que vai absorver mais de oito milhões de meticais. Deverão ainda ser construídas, com estes fundos, residências e respectivas vedações para funcionários e um sistema de abastecimento de água no Centro de Saúde Vila Nova.

Com fundos externos, as previsões no sector de Saúde no tocante às infra-estruturas, indicam para 32,31 milhões de meticais a serem aplicados na conclusão de um bloco de Maternidade no Centro de Saúde de Vila Nova, em Chimoio, construção do edifício dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Gondola, do bloco de atendimento externo de Rupisse, em Sussundenga, Macate, em Gondola e a edificação e apetrechamento do refeitório e cozinha do Hospital Distrital de Catandica, no distrito de Báruè.

Recomendado para si:  Cidade de Maputo regista 20 mortes por consumo de álcool nos últimos meses

Manica - Infra-estruturas sanitárias absorvem 54 milhões de meticais

Assistência Medica Abrange 2.8 Milhões
No tocante à assistência médica, a fonte revelou que pelo menos dois milhões e 761 mil consultas externas poderão ser realizadas, este ano, na província de Manica, atingindo uma cobertura na ordem de 1,7 consultas por habitante e um crescimento de 3,2 por cento em relação a 2012.

No ano passado a cifra de assistência médica e medicamentosa situou-se na ordem de 2.264.000 de pessoas e 1.3 consultas por habitante, o que representa um crescimento na ordem de 22 por cento.

O Plano Económico e Social para 2013 no sector da Saúde naquela província, indica também que as vacinações no âmbito do Programa Alargado de Vacinações (PAV), passarão dos 99 postos fixos em 2012 para 101 em 2013.

Ainda neste capítulo, prevê-se a entrada em funcionamento de três centros de Saúde com serviços vacinação no âmbito de Saúde Materno Infantil, nomeadamente em Báruè, no distrito de Sussundenga, Dunda em Macossa e Goi-Goi em Mossurize, bem como duas maternidades no cruzamento de Macossa, em Báruè e Nhamahonha, na cidade de Chimoio.

Em termos de cobertura e com a entrada em funcionamento desses serviços nas unidades sanitárias em referência, a cobertura do Programa Alargado de Vacinação vai atingir 90 por cento e 70 por cento na componente Saúde Materno Infantil.