Este crescimento, segundo anunciou a administradora delegada, Marlene Mendes Manave, espera-se que seja reforçado o posicionando em Tete e Nampula, centro e norte do país, aeronaves do tipo ‘Embraer 145’ recentemente adquiridas e operadas pela subsidiária MEX.
Falando, recentemente, no encerramento do seminário balanço de 2012 e de lançamento das projecções e acções para 2013, Manave disse que perante as evidências do desempenho do ano transacto as expectativas do público para o presente ano ficaram mais desafiadoras.
“Como terão notado, colocámos no mercado 33.000 lugares com descontos até 65 porcento, como forma de estimular o desenvolvimento do tráfego doméstico”, apontou Manave.
A fonte explicou que a LAM registou, em 2012, um crescimento dos proveitos operacionais na ordem de 10 por cento, resultante de mais de vinte mil horas de voo.
O relatório de desempenho revela que o crescimento do volume de tráfego em nove por cento e da taxa média de ocupação que atingiu 75 por cento é uma clara melhoria comparativamente a 2011.
Contribuíram para este bom desempenho, a melhoria da produtividade e a criação de sinergias para que a notoriedade da marca LAM ficasse cada vez mais consolidada no mercado, facto que em 2012 ficou reforçado com a aquisição de duas aeronaves novas sendo uma do tipo Boeing 737-500 e outra do tipo Embraer E190, e com a reintrodução de voos para Harare (Zimbabwe).
“Expandimos a rede de vendas, estabelecendo acordos de code-share com a Air Zimbabwe e Qatar Airways, e firmámos acordos (SPA’s) com uma vasta rede de agências dos Estados Unidos da América”, disse Manave.
Paralelamente à esta forte presença no mercado, a LAM prosseguiu com o plano de formação do capital humano para responder aos desafios do crescimento, sendo de destacar, de entre outras acções, a formação de sete comandantes, sete co-pilotos para o Embraer 190 mais um Comandante e dois co-pilotos do Boeing 737-500.
No sistema de gestão de qualidade, Manave disse que a empresa renovou o seu certificado ISO 9001:2008 e melhorou o nível de satisfação dos clientes segundo a pesquisa de satisfação produzida por uma firma independente.