Sociedade Meio Ambiente Ajuda a Gaza acima 1800 toneladas de produtos

Ajuda a Gaza acima 1800 toneladas de produtos

Com efeito, já foram realizadas duas rondas de distribuição de alimentos, nomeadamente a primeira e segunda que abrangeram 213.819 pessoas e a terceira, ainda em curso, que é destinada a 158 mil afectados.

O processo, segundo garantias dadas pelo Programa Mundial de Alimentação, deverá durar seis meses que compreendem três do período de emergência e mais três para o período de recuperação pós-desastre.

No quadro da terceira ronda de distribuição de alimentos, iniciada a 18 de Fevereiro, segundo dados partilhados a nível do Conselho Técnico de Gestão das Calamidades, que se reúne diariamente no quadro da emergência, foram disponibilizadas 859 toneladas de alimentos até 28 de Fevereiro para um universo de 146.690 pessoas.

Para toda a operação de seis meses, segundo dados do PMA estão a ser gastos cerca de nove milhões de dólares norte-americanos. No início deste mês este organismo tinha em “stock” nos seus armazéns em Maputo, Beira, Chihaquelane, Xai-Xai e Matema, um total de 1408 toneladas de produtos diversos entre os quais arroz, milho, feijões, óleo e sal.

A distribuição de alimentos nas primeiras duas rondas foi feita directamente pelo PMA para garantir uma resposta rápida. Com a melhoria das condições de habitabilidade nas zonas inundadas e uma vez iniciado o programa de reconstrução, com as populações engajadas em reerguer as suas infra-estruturas depois das cheias, aquela organização iniciou uma terceira ronda destinada a 158 mil pessoas, através de parceiros de cooperação.

Ajuda a Gaza acima 1800 toneladas de produtos

A população beneficiária, na maioria vivendo temporariamente em centros de acomodação e nas comunidades afectadas, é dos distritos de Bilene, Chókwè, Chibuto, Chicualacuala, Guijá e Xai-Xai.

No período de 18 de Fevereiro a 28 de Fevereiro, a assistência foi dirigida ao distrito de de Xai-Xai, Bilene, Chibuto, Chókwè e Guijá.

A maior parte dos produtos foi adquirida localmente a pequenos produtores no centro do país no âmbito do programa Compras para o Progresso (P4P).

Durante a fase inicial da assistência, era necessária uma resposta rápida para atender milhares de pessoas que afluíam aos centros de acomodação.

Na presente fase, os despachos de bens alimentares são executados em função de um plano de distribuição elaborado em coordenação com o Sector Social do Conselho Técnico de Gestão de Calamidades e com o Cluster de Segurança Alimentar, que inclui o total de necessidades para um número determinado de pessoas num espaço de tempo estabelecido.

A intervenção do PMA enquadra-se nos esforços da Equipa Humanitária Nacional (HCT), composta pelas Agências das Nações Unidas e organizações não-governamentais (ONGs) nacionais e internacionais que trabalham em assuntos humanitários, em coordenação com o Conselho Técnico de Gestão de Calamidades (CTGC).