Sociedade Meio Ambiente Abrandam inundações em Sofala

Abrandam inundações em Sofala

Abrandam inundações em Sofala
Tal facto foi revelado ontem, na Beira, pelo delegado do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) naquela província, Teixeira Almeida, depois de receber um donativo da Igreja Universal do Reino de Deus para as vítimas destas intempéries no país.

Segundo ele, em Sofala, a situação de desastres provocadas por intensas chuvas no território nacional e países vizinhos está controlada, não obstante o rio Zambeze ainda encontrar-se acima do nível de alerta em Caia e Marromeu, enquanto o Púnguè, Búzi e Save tende a baixar lentamente.

Consubstanciou que, neste momento, não há na província de Sofala um número significativo de pessoas que, exactamente, precisam de ajuda de emergência. Todos os afectados são apontados como tendo já reconstruído suas casas que haviam sido destruídas pela mesma situação calamitosa.

Contudo, soubemos que continua, no terreno, o trabalho de sensibilização da comunidade para se afastar das zonas susceptíveis a inundações.

Por este motivo, a nossa fonte aponta não haver necessidade de auxílio humanitário, sendo que a ajuda de solidariedade que se verifica no terreno vai ser canalizada aos infortunados baseados nas províncias da Zambézia e Gaza, faltando apenas uma orientação do governo neste sentido.

Recomendado para si:  Surto de cólera em Tete provoca uma morte e mais de 150 casos

“Temos muitos produtos da primeira necessidade nos nossos armazéns, na Beira, resultantes da contribuição da sociedade civil, empresarial e algumas formações políticas como a Frelimo, para além da ajuda da população, em geral”-reafirmou Teixeira Almeida.

Entretanto, a Igreja Universal do Reino de Deus, através do seu braço humanitário denominado Associação Beneficiente Cristã, entregou ao INGC, em Sofala, 50 sacos de roupa usada, 500 quilogramas de arroz, 250 de farinha de milho, 20 de milho, 17 caixas de água mineral e quatro sacos de calçados.