Sociedade Serviço Cívico – Recrutamento começa este ano

Serviço Cívico – Recrutamento começa este ano

quarte1513.jpg
Segundo as mesmas fontes, o Serviço Cívico de Moçambique tem como objectivo principal dotar os jovens em idade de obrigações militares, de competências e valores culturais para contribuírem positivamente para o desenvolvimento do país que, por diversas razoes, não podem prestar o Serviço Militar.

Aliás, no lançamento da campanha de recenseamento militar, no distrito de Angónia em Tete, o ministro da Defesa, Filipe Nyusi, explicou que durante o Serviço Militar e o Serviço Cívico, os jovens tornam-se líderes, aperfeiçoam a disciplina, a boa conduta, os bons costumes, aprumo, organização, higiene individual e colectiva e o dever do trabalho.

Disse que promovem e valorizam a honra, a coragem, o estoicismo, a bravura e o orgulho de servir o país.
“Nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e no Serviço Cívico de Moçambique, o jovem cidadão torna-se um indivíduo de referência e ganha espírito de fraternidade e de cooperação sem preconceitos”, vincou na ocasião o titular da pasta da Defesa.

Nyusi salientou que o Serviço Militar e o Serviço Cívico constituem em si um processo de ensino e aprendizagem, onde o jovem aprende a saber ser, saber estar e saber fazer e a conviver com pessoas de diferentes origens, promovendo e assimilando daí valores da unidade nacional.

Entretanto, dados sobre o recenseamento militar indicam que em observância a lei que regula a matéria, o Governo programou inscrever para o presente ano em todo o território nacional uma amostra de 160 mil mancebos de ambos os sexos, abrangendo todos os cidadãos nascidos no ano de 1995, bem como aqueles que não puderam fazê-lo em ocasiões anteriores, por vários motivos, desde que a sua idade não ultrapasse os 35 anos.

Recomendado para si:  Defesa de Artimiza Magaia pretende recorrer da sentença de difamação

Dos 160 mil mancebos planificados para 2012 foram recenseados em todo o país 198.521 jovens de ambos os sexos, o que representa um crescimento em 24 por cento da meta estabelecida.

A província de Tete foi uma das que se destacou na superação da meta previamente estipulada em 32 por cento, acima da média nacional.

Trata-se de resultados que revelam o elevado índice de crescimento da consciência patriótica dos jovens que de forma exemplar vêm compreendendo a importância de se recensearem, condição imprescindível para darem o seu contributo para a defesa da pátria.

Nesta processo destaca-se o esforço conjunto realizado pelos órgãos do Estado, intervenientes no processo, pais e encarregados de educação, secretários de bairros e lideres comunitários que de forma aberta sensibilizaram os jovens para cumprirem o seu dever de cidadãos comprometidos com a pátria.