Sociedade Projecto "Casa Jovem" prevê atingir mil casas este ano

Projecto "Casa Jovem" prevê atingir mil casas este ano

Building003M.jpg
O número de casas construídas ao abrigo do Projecto “Casa Jovem” na cidade de Maputo deverá atingir mil ate finais do corrente ano, segundo o coordenador do projecto Eric Charas. Ao longo do corrente ano também está prevista a construção de cerca de 400 casas do tipo três.

Enquanto isso, decorre a conclusão de um lote de mais de 500 casas previstas para a primeira fase. Os primeiros imóveis já começaram a ser entregues aos proprietários.

Para o corrente ano, também está projectada a construção de 15 residências a um custo subvencionado de 500 mil meticais (cerca de 17 mil dólares) para jornalistas.

A construção de habitações para profissionais de comunicação social jovens será resultado de uma parceria entre a empresa Charas Lda e a Associação para a Preservação da Verdade (APREVE).

Segundo Charas, pretende-se com esta iniciativa contribuir para que os jovens profissionais de comunicação social sejam capazes de amortizar o valor de uma habitação, de forma faseada, sem comprometer os seus rendimentos.

O Projecto Casa Jovem foi anunciado em 2010 com o objectivo de colmatar a ausência de oferta de habitação para os jovens moçambicanos, particularmente em Maputo.

Recomendado para si:  172 mil habitantes ameaçados por cheias e inundações na época chuvosa na província de Maputo

No âmbito desta iniciativa estão projectados cerca de 1800 apartamentos, de diversas tipologias, sendo 144 casas do tipo um; 624 do tipo dois; 608 do tipo três e 160 do tipo quatro.

Os apartamentos serão distribuídos em 72 prédios de quatro pisos.

O projecto Casa Jovem tem, ainda, projectados, espaços comerciais multi-funcionais  possibilitando abarcar o mais variado conjunto de serviços á disposição dos seus moradores, nomeadamente, supermercados, farmácias, padarias/pastelarias, ginásios, cafés, escritórios, locais de lazer, entre outros.