De vários pontos chegam-nos informações dando conta do interesse geral dos intervenientes no sistema de educação, de assumir a sua responsabilidade, de modo a garantir-se uma cada vez melhor qualidade de ensino e consistência nos graduados colocados no mercado.
De acordo com o ministro Augusto Jone, no processo de formação das novas gerações, a visão estratégica do sector é fazer da educação um direito humano fundamental, na força motriz do desenvolvimento e num instrumento de melhoria das condições de vida dos cidadãos, das famílias e das comunidades.
Defendeu que é no espírito desta visão que no presente quinquénio de governação se definem cinco prioridades que na opinião do ministro deverão ser reiteradas sempre, nomeadamente o ensino primário, a qualidade do ensino, a capacidade institucional, o ensino técnico-profissional e vocacional e o ensino pré-escolar.
Para o governante, o ensino técnico-profissional continua a ser uma das grandes prioridades do sector da Educação, pelo poder que tem de dotar as novas gerações de competências para uma variedade de profissões necessárias, no intuito de assegurar a demanda do sector produtivo nacional.
Uma das estratégias para o alcance deste desiderato consiste na planificação de acções que concorram para a diversificação das oportunidades de formação, incluindo a introdução de cursos profissionalizantes de curta duração.
É assim que as autoridades do sector privilegiam a implementação, cada vez com maior afinco, do Programa Integrado de Reforma de Educação Profissional, tendo a este propósito o ministro afirmado que, no presente ano lectivo, o país vai operar 19 instituições de Ensino Técnico-Profissional (ETP), no seio das quais vão ser introduzidas novas qualificações, para além de apetrechamento de infra-estruturas e capacitação de professores.
O Ministério da Educação anunciou ainda que está assegurada a distribuição de cerca de 14 milhões de livros para o Ensino Primário, incluindo 446 mil livros de reserva, colocados em cada província, para atender a situações de emergência e alguns ajustes de distribuição necessários.
No que concerne ao professor, Augusto Jone anunciou que vão ser contratados 8500 novos professores para reforçar os já em actividade e que devem assumir com profissionalismo, os desafios que se colocam à sua classe.
Sobre a qualidade de ensino, o ministro da Educação disse tratar-se de um tema transversal que envolve a administração do sistema, dai que considerou a visão de qualidade como holística, não se esgotando nos resultados do processo avaliativo, na sala de aulas, mas envolve todas as dimensões que garante o funcionamento correcto e eficiente do sistema educativo.
Para este efeito e visando estabelecer normas e indicadores de qualidade em todos os níveis de funcionamento do Ministério da Educação, Augusto Jone disse ser necessário o estabelecimento de um sistema de gestão da qualidade, assegurando a sua implementação e avaliação, o que contribuirá para a concepção e coordenação de projectos inovadores e outros eventos que visem melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem no país.
Em parceria com outros sectores, Augusto Jone disse que o ministério que superintende está a desenvolver uma estratégia integrada e holística na primeira infância que vai contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças nos primeiros anos de vida, alicerce fundamental para o seu sucesso no futuro.