Mas se para os visitantes a praia do Wimbe é o principal chamariz, os residentes já ontem viajavam para as inúmeras praias pela costa litoral, indo ocupar Mecúfi, Murrebué, distrito do primeiro nome, Pangane e Messano, em Macomia e Mocímboa da Praia.
As autoridades municipais, para o caso de Pemba, já alertavam insistentemente durante o dia de ontem, sobre os cuidados a ter com a utilização das praias da Inos e uma parte do Wimbe, alegadamente por se tratar de lugares onde há registo de muitos afogamentos, principalmente na passagem do ano, quando os pembenses na madrugada do primeiro dia do ano cumprem o ritual de “ser o primeiro a tomar banho” ou de “expulsão dos azares do ano anterior”.
O presidente do município, Tagir Âssamo Carimo, desdobrou-se em apelos nesse sentido e prometeu vigilância, ao lado da Policia da República de Moçambique e outras pessoas preparadas especificamente para desencorajar o uso daqueles locais da baía de Pemba.
Enquanto isso, a Policia, tanto rodoviária como a de protecção, ocupava todas as artérias da cidade, educando os automobilistas, bem como controlando os movimentos dos citadinos em locais de muitas aglomerações populacionais.