Segundo Fila Lázaro porta -voz do sector dos recursos minerais e energia em Nampula, o navio petroleiro que era esperado no porto de Nacala, iniciou ontem as operações de descarga da gasolina em quantidades que cobrem as necessidades locais como das províncias vizinhas de Cabo Delgado e Niassa.
De acordo com a fonte, até hoje todas as estações de abastecimento de combustíveis terão asseguradas as quantidades requeridas para garantir os seus stocks. Porém, lamentou o oportunismo que caracterizou a escassez de gasolina, o que motivou a especulação de preços nalguns pontos onde aquele combustível estava a ser comercializado a cerca de cem meticais o litro o dobro do preço oficial.
Alguns turistas que programaram reabastecer as suas viaturas para prosseguir viagem aos centros turísticos, localizados sobretudo na costa de Nampula, onde planearam passar os festejos de fim de ano, viram comprometidos os seus planos em razão da escassez de gasolina.
O problema foi sendo sanado à medida que a gasolina que provinha da cidade da Beira, província central de Sofala, escoado através de camiões da Petromoc ia-se fazendo reabastecimentos pontuais das bombas da empresa espalhadas pela cidade.
Fila Lázaro disse que foram cerca de 150 mil litros de gasolina escoados da Beira para Nampula entre a passada sexta -feira até ontem, quantidades que não foram suficientes para aliviar a falta de táxi e do transporte semi-colectivo de passageiros ao longo do ultimo fim de semana, agitado com os preparativos das festas de fim de ano, pois, as viaturas usadas na prestação do serviço operado por privados, denotaram dificuldades para circular devido a escassez de gasolina.