Face ao escoamento proveniente de montante, o rio Inhazónia, afluente do Púngoè, atingiu e superou o nível do alerta em 0.81 metro às nove horas de ontem, com tendência de subir.
Na região sul, em virtude da propagação da onda, a bacia do Limpopo continua com níveis acima de alerta com tendência de subir nas estações de Sicacate e de baixar em Combomune e Chókwè. A estação de Xai-Xai tende a subir e poderá atingir o alerta.
A bacia do Incomati continua em alerta com tendência de baixar em Magude, entretanto a propagação da onda poderá influenciar a subida de níveis na zona baixa.
A bacia do rio Maputo em Madubula continua acima do alerta com tendência de subir. O rio Inhanombe em Mubalo e Mutamba em Jangamo, província de Inhambane, mantêm-se em alerta com tendência de baixar.
As restantes bacias hidrográficas do país registam níveis oscilatórios, mantendo-se abaixo do alerta.
Até sábado, prevê-se que os níveis hidrométricos na bacia do Zambeze em Caia e Marromeu mantenham-se em alerta com tendência de baixar. Face ao escoamento proveniente de montante, a bacia do Púngoè poderá registar níveis oscilatórios com ligeira tendência de subida, mantendo-se em alerta nas estações de Mafambisse e Inhazónia. A bacia do Limpopo poderá continuar a registar subida dos níveis hidrométricos em Sicacate, Chibuto, Guijá e Xai-Xai e descida em Combomune e Chókwè, respectivamente.
Nas bacias do Mutamba em Jangamo e Inhanombe em Mubalo, os níveis hidrométricos poderão continuar a baixar, entretanto mantendo-se acima do alerta. A bacia do Incomáti poderá continuar a registar níveis acima do alerta com tendência de subida em Incoluane e Manhiça e de descida em Magude.