Sociedade Meio Ambiente Cabo Delgado – Estradas de Namuno intransitáveis

Cabo Delgado – Estradas de Namuno intransitáveis

Cabo Delgado - Estradas de Namuno intransitáveis
Para fazer face à esta situação, ainda de acordo com a nossa fonte, o Governo distrital contratou três empresas de construção de estradas para intervir pontualmente nos troços mais problemáticos das vias de Namuno-Montepuez, Namuno-Balama e Namuno-Machoca.

“Portanto, apesar da degradação acentuada das vias, não temos situações de intransitabilidade das mesmas porque contratamos três empresas de manutenção para fazer intervenções de emergência nos pontos mais críticos”, disse o administrador distrital de Namuno, que acrescentou que em relação às rodovias que ligam os postos administrativos e localidades, também existe um programa para a sua intervenção.

 Casimiro Calope disse que viajar de Montepuez a Nanumo é muito difícil. Referiu que uma distância de cerca de 600 quilómetros que em condições normais é feita em uma hora e meia, agora é percorrida no período de quatro a cinco horas. A fonte assegurou que aquela rodovia tem beneficiado, anualmente, de obras de manutenção de rotina, num esforço que visa garantir a transitabilidade da via.

Em relação à estrada que liga a sede distrital de Namuno à de Balama, outro distrito vizinho, a fonte disse que o seu Executivo tem feito também trabalhos de reabilitação de rotina por ser uma via que flexibiliza a comunicação entre os dois pontos da província de Cabo Delgado, quer repondo as pequenas pontes que se têm danificado em tempos de chuva, quer tapando buracos.

Recomendado para si:  Moçambique elimina taxa de lixo nas contas de electricidade em bairros suburbanos

“O ideal seria asfaltar pelo menos a estrada Montepuez-Namuno mas, enquanto isso não acontece, o Governo distrital vai continuar a realizar trabalhos de reabilitação de rotina acção que temos vindo a realizar anualmente, num esforço que custa muito dinheiro. Nós estamos cientes disso, mas é o que se pode fazer neste momento, tendo em conta que as obras de asfaltagem custam valores muito altos de que o Governo não dispõe”- afirmou.

Em Cabo Delgado, os distritos que se têm debatido com o problema de circulação de viaturas no período chuvoso, devido à degradação das estradas, são principalmente Namuno, Balama, Quissanga e Palma, que às vezes chegam a ser isolados do resto da província.

Actualmente, já não se pode dizer o mesmo em relação ao distrito de Palma que está a sair da lista devido ao facto de o troço que liga a sede distrital à de Mocímboa da Praia estar a beneficiar de obras de asfaltagem, inserido no projecto de reabilitação de raiz, que inclui a estrada Mueda-Namoto.