Sociedade Meio Ambiente Cabo Delgado – Estradas de Namuno intransitáveis

Cabo Delgado – Estradas de Namuno intransitáveis

Cabo Delgado - Estradas de Namuno intransitáveis
Para fazer face à esta situação, ainda de acordo com a nossa fonte, o Governo distrital contratou três empresas de construção de estradas para intervir pontualmente nos troços mais problemáticos das vias de Namuno-Montepuez, Namuno-Balama e Namuno-Machoca.

“Portanto, apesar da degradação acentuada das vias, não temos situações de intransitabilidade das mesmas porque contratamos três empresas de manutenção para fazer intervenções de emergência nos pontos mais críticos”, disse o administrador distrital de Namuno, que acrescentou que em relação às rodovias que ligam os postos administrativos e localidades, também existe um programa para a sua intervenção.

 Casimiro Calope disse que viajar de Montepuez a Nanumo é muito difícil. Referiu que uma distância de cerca de 600 quilómetros que em condições normais é feita em uma hora e meia, agora é percorrida no período de quatro a cinco horas. A fonte assegurou que aquela rodovia tem beneficiado, anualmente, de obras de manutenção de rotina, num esforço que visa garantir a transitabilidade da via.

Em relação à estrada que liga a sede distrital de Namuno à de Balama, outro distrito vizinho, a fonte disse que o seu Executivo tem feito também trabalhos de reabilitação de rotina por ser uma via que flexibiliza a comunicação entre os dois pontos da província de Cabo Delgado, quer repondo as pequenas pontes que se têm danificado em tempos de chuva, quer tapando buracos.

“O ideal seria asfaltar pelo menos a estrada Montepuez-Namuno mas, enquanto isso não acontece, o Governo distrital vai continuar a realizar trabalhos de reabilitação de rotina acção que temos vindo a realizar anualmente, num esforço que custa muito dinheiro. Nós estamos cientes disso, mas é o que se pode fazer neste momento, tendo em conta que as obras de asfaltagem custam valores muito altos de que o Governo não dispõe”- afirmou.

Em Cabo Delgado, os distritos que se têm debatido com o problema de circulação de viaturas no período chuvoso, devido à degradação das estradas, são principalmente Namuno, Balama, Quissanga e Palma, que às vezes chegam a ser isolados do resto da província.

Actualmente, já não se pode dizer o mesmo em relação ao distrito de Palma que está a sair da lista devido ao facto de o troço que liga a sede distrital à de Mocímboa da Praia estar a beneficiar de obras de asfaltagem, inserido no projecto de reabilitação de raiz, que inclui a estrada Mueda-Namoto.