A garantia foi dada pelo vice-presidente do Banco Mundial para África, Makhtar Diop, que se encontra de visita a Moçambique. “Informar que a nossa instituição apoia o Orçamento do Estado moçambicano com uma quantia de 50 milhões de dólares para ajudar o país nesta situação difícil em que se encontra. Estamos a pensar em estruturar os nossos financiamentos para que tenha impacto na saúde, educação e outros sectores, sobretudo nas zonas afectadas pelas cheias”, disse ontem a jornalistas o quadro sénior do Banco Mundial.
Makhtar Diop fala à saída de um encontro que manteve com o primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina, onde para além das questões das cheias abordaram a situação económica do país.
Neste contexto, o vice-presidente do Banco Mundial para África disse que Moçambique tem estado a experimentar um nível de crescimento invejável, o que nos torna num país apetecível de se visitar, tendo elogiado a capacidade do Governo ao manter um crescimento médio do Produto Interno Bruto de 8% ao ano, na última década.
Makhtar Diop encontra-se de visita a Moçambique pela primeira vez, na qualidade de vice-presidente do Banco Mundial para África. Makhtar está num périplo pela África, onde deverá visitar 48 países.