Sociedade Meio Ambiente Banco Mundial disponibiliza 50 milhões Usd para responder às cheias

Banco Mundial disponibiliza 50 milhões Usd para responder às cheias

Banco Mundial disponibiliza 50 milhões Usd para responder às cheias
O Banco Mundial vai disponibilizar 50 milhões de dólares americanos para o governo moçambicano reconstruir tudo o que foi destruído pelas chuvas. Para além de infra-estruturas diversas, o Banco Mundial diz que o financiamento deve ser usado na garantia da saúde das pessoas afectadas ao longo do país.

A garantia foi dada pelo vice-presidente do Banco Mundial para África, Makhtar Diop, que se encontra de visita a Moçambique. “Informar que a nossa instituição apoia o Orçamento do Estado moçambicano com uma quantia de 50 milhões de dólares para ajudar o país nesta situação difícil em que se encontra. Estamos a pensar em estruturar os nossos financiamentos para que tenha impacto na saúde, educação e outros sectores, sobretudo nas zonas afectadas pelas cheias”, disse ontem a jornalistas o quadro sénior do Banco Mundial.

Makhtar Diop fala à saída de um encontro que manteve com o primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina, onde para além das questões das cheias abordaram a situação económica do país.

Neste contexto, o vice-presidente do Banco Mundial para África disse que Moçambique tem estado a experimentar um nível de crescimento invejável, o que nos torna num país apetecível de se visitar, tendo elogiado a capacidade do Governo ao manter um crescimento médio do Produto Interno Bruto de 8% ao ano, na última década.

Recomendado para si:  Influenciadora Artimiza Magaia condenada a prisão e multa por difamar Agostinho Vuma

Makhtar Diop encontra-se de visita a Moçambique pela primeira vez, na qualidade de vice-presidente do Banco Mundial para África. Makhtar está num périplo pela África, onde deverá visitar 48 países.