Sociedade Moçambicanos só importam carros usados

Moçambicanos só importam carros usados

Moçambicanos só importam carros usados

 Maputo acolheu neste fim-de-semana, a primeira feira automóvel a acontecer em Moçambique – o Standard Bank Mozambique Motorshow. O evento que contou com a participação de 11 empresas que representam, no País, algumas marcas de viaturas consideradas as melhores do mundo, trouxe dados interessantes sobre o mercado de viaturas no país.

De acordo com dados divulgados pelo Presidente do Conselho de Administração da Petromoc, José Mateus Kathupa, durante a cerimónia de lançamento da primeira edição do Motorshow, Moçambique importou, no ano passado, 4.270 viaturas novas, contra mais de 31.000 usadas.

Há ainda que considerar que as viaturas novas importadas são quase na sua maioria senão totalidade, para empresas e para instituições do Estado/Governo. Para o consumidor particular, só mesmo carros usados.
Kathupa disse que “há necessidade de uma reversão deste cenário, através de iniciativas como esta, a fim promover cada vez mais o acesso ao público em geral, à oportunidade de compra de viaturas novas.

Por sua vez, o administrador delegado do Standard Bank, António Coutinho, afirmou que também constituiu objectivo da feira informar a população sobre as vantagens da compra de um carro novo, aliando isso, ao facto ″das taxas de juros nos Bancos estarem a reduzir, permitindo um mais fácil acesso ao crédito.

Recomendado para si:  Moçambique lança sistema moderno de alerta e resposta rápida a desastres naturais

A cerimónia de lançamento do Standard Bank Mozambique Motorshow, contou ainda com a presença especial do presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, que enalteceu a feliz coincidência de o Leasing Standard Bank estar a completar 5 anos de existência, a par dos 35 anos da Petromoc e 125 anos da Cidade de Maputo.

António Ramalho, representante da General Motors, a nível nacional, agradeceu o convite ao Standard Bank pela possibilidade de expor as viaturas na feira e apelou para que sejam realizados outros eventos do género.

Participaram no Motorshow, concessionárias de venda de automóveis como a Petroauto, Jac, Interauto, Bell Equipment, Intercar, Técnica Industrial, (JFS), Entreposto, Toyota, Motorcare, Ronil e Somotor.
Recorde-se a iniciativa resultou de uma parceria entre o Standard Bank e a Petromoc, com o objectivo de facilitar a aquisição de viaturas novas, através de serviço leasing do Standard Bank.