Sociedade Edil de Maputo admite má gestão na recolha de lixo

Edil de Maputo admite má gestão na recolha de lixo

Em algumas zonas da cidade de Maputo, a gestão do lixo é ainda precária. E, no âmbito dos 125 anos de elevação à categoria de cidade, o município está a realizar palestras para uma planificação integrada dos resíduos sólidos urbanos.
Na abertura da sessão de ontem, o edil da cidade de Maputo, David Simango, reconheceu que a cobertura do serviço de recolha e transporte de resíduos sólidos ainda não satisfaz as necessidades, já que os meios e recursos de que o município dispõe são insuficientes.

O défice na recolha dos resíduos sólidos urbanos afecta muito além da beleza e estética da cidade e constitui um problema grave de saúde pública. Existem materiais que, em função das suas características de inflamabilidade, corrosividade, reactividade ou toxicidade, apresentam sérios riscos para a saúde pública.

“A lixeira de Hulene é o maior dilema e traz muitos problemas para saúde pública e para o meio ambiente. A nossa decisão em relação àquela lixeira é que a mesma deve ser encerrada. O governo está a fazer esforços para que haja aterros sanitários, não só em Maputo e na Matola, mas também em todas as províncias do país. É certo que o futuro da lixeira será o encerramento e queremos transformá-la num espaço verde”, garantiu o vereador dos serviços municipais de salubridade e cemitérios, Florentino Ferreira.