Sociedade Meio Ambiente Risco de cheias na bacia de Maputo por descargas da barragem sul-africana

Risco de cheias na bacia de Maputo por descargas da barragem sul-africana

Jornal+de+Mo%C3%A7ambique.jpg

A Direcção Nacional de Águas de Moçambique (DNA) alertou hoje (terça-feira) para o risco de ocorrência de cheias no distrito de Matutuíne, sul de Moçambique, devido a descargas realizadas pela barragem de Pongolapoort, da África do Sul.

Segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM), que cita um comunicado da DNA, os despejos de água da barragem de Pongolapoort começaram no dia 28 de Setembro e vão continuar até ao próximo dia 19.

Campos agrícolas perto dos postos administrativos de Zitundo e Catuane, no distrito de Matutuíne, na bacia de Maputo, poderão ficar inundados e a população deve tomar precauções e evitar atravessar o Rio Maputo, que tem o seu curso na área, indica o organismo responsável pelo sector de águas no país.

“O nível de água no Rio Maputo está a aumentar e poderá atingir 3,79 metros na Estação de Medição de Madabula. Esse aumento equivale a um fluxo de 200 metros cúbicos por segundo e está 20 centímetros acima do nível de alerta de cheias”, refere ainda a DNA.

Recomendado para si:  Falsos agentes do SERNIC neutralizados em Pemba

A previsão de tempo para a primeira metade do período de chuva no sul de Moçambique, que compreende Outubro e Dezembro, aponta para a ocorrência de chuva normal e acima do normal.