Nos últimos dois anos, mais de 14 mil famílias de baixa renda foram abrangidas por programas de promoção da produção agrícola e pecuária em várias localidades da província do Niassa, incluindo Cuamba, Metarica, Marrupa, Maúa e Nipepe.
Estas comunidades, que dependem principalmente da agricultura familiar para a sua subsistência, beneficiaram de uma variedade de insumos agrícolas, capacitações em técnicas de cultivo e apoio na criação de gado, incluindo caprinos, suínos e aves.
A informação foi partilhada durante o encontro de encerramento do Programa para a Produção e Produtividade, Renda e Sustentabilidade (PRESSANI). Este programa foi criado para apoiar os agregados familiares com a disponibilização de meios de produção e a transmissão de conhecimentos técnicos essenciais.
Celestina Teófilo, directora do Gabinete do Governador do Niassa, destacou que o PRESSANI teve um papel crucial na diversificação das actividades produtivas. Além disso, a iniciativa contribuiu para reduzir a dependência exclusiva da agricultura de sequeiro, que se mostra particularmente vulnerável face às alterações climáticas.















