Sociedade Chissano defende mais integração das universidades com as comunidades

Chissano defende mais integração das universidades com as comunidades


O antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, enfatizou a necessidade de uma maior conexão entre as universidades e as comunidades moçambicanas. 

Esta afirmação foi feita durante uma palestra realizada na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), inserida nas celebrações do 50.º aniversário da atribuição do nome à instituição.

Chissano expressou a sua preocupação acerca da distância que, segundo ele, ainda existe entre as universidades e o quotidiano da população. Durante a sua fala, abordou o tema “O Olhar do Presidente Chissano sobre o Papel da UEM na Construção do Estado Moçambicano Independente” e destacou que, apesar do trabalho académico relevante, a pesquisa e a produção científica realizadas nas instituições devem ter repercussões tangíveis na sociedade.

“Fazemos investigação, escrevemos, o Presidente vem aqui, discursa, e pensamos que o discurso do Presidente está lá e que o povo vai utilizar. Não é assim. O povo fica ainda um pouco afastado”, afirmou Chissano, sublinhando o desafio das universidades em não apenas disseminar conhecimento, mas também em integrar-se nos contextos comunitários.

O antigo Chefe do Estado apelou a uma mudança de paradigma, instando as instituições de ensino superior a olharem para as dificuldades e as realidades dos cidadãos moçambicanos, promovendo assim um verdadeiro diálogo e colaboração com as suas comunidades.

Recomendado para si:  Nampula: Sete professores detidos por tráfico de drogas nas escolas

Destaques da semana