O Governo de Moçambique anunciou a recolha de amostras de bebidas alcoólicas de elevado teor, designadamente o “xivotxongo”, em diversas unidades de produção por todo o país.
Estas amostras estão a ser submetidas a análises laboratoriais com o intuito de garantir o controlo de qualidade das referidas bebidas.
Na reunião de terça-feira, o Conselho de Ministros destacou a importância da regulação da produção e comercialização do “xivotxongo”, um tema que volta a ganhar relevância.
O Executivo informou que brigadas estão a ser mobilizadas a nível nacional para proceder à recolha das amostras e sensibilizar os comerciantes sobre a necessidade de retirar essas bebidas das prateleiras.
De acordo com Inocêncio Impissa, porta-voz do Conselho de Ministros, os resultados das análises laboratoriais deverão ser divulgados nos próximos dias. Simultaneamente, o Governo está a implementar campanhas de fiscalização e sensibilização com o objectivo de garantir que todo o tipo de bebida de alto teor alcoólico seja retirado do mercado.
As medidas em vigor incluem ainda a proibição de venda de “xivotxongo” nas imediações de escolas, postos de combustível e lojas de conveniência, assim como em parques, jardins e paragens de autocarros e táxis.