A Semana Africana de Vacinação 2025 iniciou e decorre até ao dia 30 de Abril, destacando a importância crucial da imunização na promoção da saúde pública, especialmente entre a população infantil.
Sob o lema “Vacinas salvam vidas”, esta campanha pretende sensibilizar a sociedade para os riscos associados às doenças que podem ser prevenidas através da vacinação.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas têm o poder de evitar cerca de 4 milhões de mortes infantis anualmente em todo o mundo. Em África, a situação é igualmente alarmante, onde se estima que mais de 1 milhão de crianças sejam salvas todos os anos graças a programas de imunização eficazes.
Em Moçambique, o impacto das vacinas é notável. Entre Fevereiro e Setembro de 2024, mais de 2,5 milhões de crianças foram vacinadas no país, como parte do Plano de Recuperação que visa imunizar crianças que ainda não tinham recebido as vacinas ou que apresentavam um esquema de vacinação incompleto, conforme informações do Ministério da Saúde.
Todos os anos, mais de 300 mil crianças em Moçambique são protegidas contra doenças graves, como o sarampo, a poliomielite e a tuberculose. A campanha actual apela aos pais e cuidadores para levarem as suas crianças às unidades sanitárias e mantenham os cartões de vacinação em dia, assegurando assim um futuro mais saudável e seguro para todos.