O vulcão Poás, localizado na Costa Rica, registou uma erupção explosiva que gerou uma impressionante coluna de gases que se elevou a um quilómetro acima da cratera.
A informação foi divulgada pelo Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Ovsicori), que detalhou o evento em um relatório.
Segundo o Ovsicori, a erupção ocorreu às 20:54 horas locais, com a coluna de gases e aerossóis a dispersar-se para oeste. O relatório também menciona que, nas últimas semanas, tem-se assistido a uma escalada gradual da actividade vulcânica, embora o futuro próximo do vulcão permaneça incerto. As autoridades alertam que, na eventualidade de novas erupções ou queda de cinzas, é fundamental que a população siga as recomendações oficiais.
Como resposta ao aumento da actividade vulcânica, as autoridades costarriquenhas decidiram fechar, desde 10 de Março, o Parque Nacional do Vulcão Poás ao turismo, em virtude das erupções freáticas e dos tremores sísmicos que têm sido observados.
A Comissão Nacional de Emergência fez um apelo à população para que se mantenha informada através dos meios de comunicação oficiais sobre quaisquer mudanças no comportamento do vulcão, além de solicitar que as lojas e portas nas cidades vizinhas sejam fechadas como medida de precaução.
As recomendações incluem ainda o uso de máscaras ou panos húmidos para cobrir as vias respiratórias e a procura imediata de assistência médica em casos de irritação nos olhos, nariz ou garganta.