Internacional Cerimónias fúnebres do Papa Francisco marcadas para sábado

Cerimónias fúnebres do Papa Francisco marcadas para sábado

O Vaticano anunciou que as cerimónias fúnebres do Papa Francisco terão lugar no próximo sábado, às 10:00 horas locais, na Praça de São Pedro. Após a cerimónia, o féretro do pontífice será transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, no coração de Roma, onde será sepultado.

O Papa Francisco faleceu na segunda-feira, aos 88 anos, e a cerimónia fúnebre promete reunir chefes de Estado e dignitários de todo o mundo. A celebração será presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re.

Hoje, numa cerimónia marcada por um momento de oração, presidida pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell, ocorrerá a transladação do corpo do Papa. A procissão seguirá um percurso que incluirá a Praça de Santa Marta, a Praça dos Mártires Romanos e o Arco dos Sinos, antes de entrar na Basílica do Vaticano pela porta central.

Após a entrada do corpo, no Altar da Confissão, sob o baldaquino, o cardeal Camerlengo, responsável pela administração dos bens do Vaticano até à escolha de um novo Papa, conduzirá a Liturgia da Palavra. Esta cerimónia permitirá que os fiéis façam a sua última homenagem, embora ainda não tenha sido determinado por quanto tempo o corpo do Papa Francisco estará exposto.

Recomendado para si:  Colisão entre comboios na Eslováquia deixa vários feridos

O corpo foi colocado num caixão de madeira com interior de zinco, e a férula papal, um bordão em forma de crucifixo, ficará ao lado do caixão durante as cerimónias.

Após o funeral, o caixão será imediatamente transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, conforme o desejo expresso pelo próprio Papa no seu testamento. Nele, Francisco solicitou que o seu túmulo fosse preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina, dedicada à Salus Populi Romani, e a Capela Sforza da Basílica. O Papa pediu que o seu sepulcro fosse simples, sem decoração especial, com a única inscrição: “Franciscus”.