Internacional Etiópia evacua 80 mil pessoas após série de terramotos e sinais de...

Etiópia evacua 80 mil pessoas após série de terramotos e sinais de erupção vulcânica

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O governo da Etiópia iniciou a evacuação de cerca de 80 mil pessoas após uma série de terramotos de pequena escala nas regiões de Afar, Oromia e Amhara.

Nos últimos dias, pelo menos 10 tremores de terra foram registados no país, e há preocupações sobre a possibilidade de uma erupção vulcânica iminente.

A operação de evacuação foi desencadeada após um vulcão no norte da Etiópia mostrar sinais de possível erupção na sexta-feira. Além disso, mais tremores de terra ocorreram nas horas seguintes, com destaque para um tremor de magnitude 5,8, embora não tenham sido reportados danos materiais ou vítimas até o momento.

As autoridades começaram a retirar os moradores de áreas situadas a menos de 200 quilómetros da capital, Addis Ababa. Embora seja cedo para determinar se o vulcão realmente entrará em erupção, o governo decidiu adoptar medidas preventivas para proteger a população.

Desde sexta-feira, pelo menos 10 terramotos foram registados, e mais de 20 tremores ocorreram desde Setembro, segundo as autoridades locais. A região afectada, conhecida como Afar, é geologicamente instável, pois é onde se encontram três partes separadas da crosta terrestre. Cientistas alertam que, no futuro distante, um oceano pode se formar nessa área.