Um violento incêndio que deflagrou no bairro de Booysens, em Joanesburgo, resultou na destruição de 1500 habitações improvisadas, deixando centenas de pessoas sem abrigo.
A tragédia ocorreu na passada segunda-feira, após a explosão de um fogão à parafina, que rapidamente se alastrou entre as construções feitas com materiais altamente inflamáveis.
O incêndio começou por volta da tarde, e em poucos minutos consumiu vastas áreas do bairro. Muitos residentes tiveram apenas tempo para salvar alguns dos seus pertences, enquanto a maioria viu os seus bens, incluindo roupas e alimentos, reduzidos a cinzas. “Como vês, foi tudo destruído, nossos pertences, nossa comida, é o que se vê. Estamos a tentar o nosso melhor para reconstruir tudo”, lamentou uma moradora de Booysens, em declarações à televisão local SABC News.
A Organização Gift of the Givers, conhecida pelo seu trabalho humanitário, mobilizou-se prontamente para prestar assistência às vítimas do sinistro. Os bombeiros, com o auxílio de residentes locais, conseguiram finalmente controlar as chamas, no entanto, os trabalhos de socorro e avaliação dos danos continuam a decorrer na área afectada.