Destaque Coreia do Norte destrói troços de estradas ligadas ao Sul em acção...

Coreia do Norte destrói troços de estradas ligadas ao Sul em acção de tensões regionais

A Coreia do Norte tomou medidas drásticas ao destruir várias secções de estradas que ligam ao Sul, conforme relatado pelo exército sul-coreano. 

A destruição ocorreu na terça-feira, quando Pyongyang detonou partes das estradas de Gyeongui e Donghae na Linha de Demarcação Militar por volta do meio-dia (4h00 em Lisboa).

Este acto de hostilidade surge após um anúncio feito na semana passada, onde a Coreia do Norte declarou que cortava e fortificar as suas infraestruturas de transporte que se conectam ao país vizinho. A decisão parece ser uma resposta a uma emenda constitucional recentemente aprovada, que, segundo se especula, redesenhou unilateralmente as fronteiras do país sob ordens do líder Kim Jong-un.

A acção da Coreia do Norte reflete o crescente clima de tensão na península, onde as interacções entre os dois países têm sido marcadas por desconfiança e rivalidade. O Estado-Maior Conjunto sul-coreano (JCS) expressou preocupação com os desenvolvimentos e está a monitorizar a situação de perto.

Especialistas acreditam que estas acções podem intensificar ainda mais as tensões na região, uma vez que a destruição de infraestruturas é vista como um passo significativo que pode complicar qualquer possibilidade de diálogo ou reconciliação entre os dois estados. O futuro das relações intercoreanas permanece incerto, à medida que ambos os lados se posicionam em um cenário de crescente incerteza e militarização.

Recomendado para si:  Presidente de Madagáscar denuncia tentativa de golpe de Estado no país