Pelo menos 32 pessoas perderam a vida em Catmandu, capital do Nepal, devido a inundações causadas por chuvas intensas que têm assolado a região nos últimos dias, informou a polícia local.
Além dos mortos, 12 pessoas continuam desaparecidas, enquanto 17 ficaram feridas. As chuvas torrenciais começaram na sexta-feira e deverão continuar durante o fim de semana, agravando a situação na cidade.
As autoridades nepalesas estão em alerta máximo, tendo resgatado 1.053 pessoas até agora. O Governo emitiu avisos de emergência para todo o território nacional, em virtude das previsões de chuva intensa.
Com o objectivo de reduzir os riscos, foi imposta a proibição de circulação de autocarros durante a noite nas autoestradas, e as autoridades aconselham os condutores de veículos particulares a evitarem as estradas.
Além de Catmandu, outras regiões do Nepal também estão a sofrer com as consequências das chuvas das monções, que têm provocado deslizamentos de terras e inundações.
A época das monções, que se caracteriza por chuvas abundantes, começou em Junho e deverá prolongar-se até meados de Setembro, segundo os meteorologistas.
As forças de segurança nepalesas permanecem em alerta, prestando assistência às populações afectadas, enquanto as equipas de resgate continuam à procura dos desaparecidos em meio à devastação.