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Governo reatribui gestão da ponte Kassuende e EN7 à concessionária estradas do Zambeze

Após um intervalo de nove anos, o Governo decidiu restituir a gestão da Ponte Kassuende, situada sobre o Rio Zambeze em Tete, bem como de uma parte da Estrada Nacional Número 7, 9 e 304, que cobre uma extensão superior a 700 quilómetros, à Concessionária Estradas do Zambeze.

Em Maio de 2015, a implementação das taxas de portagem na via Cuchamano-Changara e Changara-Tete-Zóbuè suscitou uma forte contestação pública devido às elevadas taxas cobradas em relação à qualidade dos serviços oferecidos. Como resposta a esta insatisfação, o Governo decidiu suspender a aplicação das portagens e proceder à melhoria das vias.

Agora, o Governo optou por reintegrar a gestão do troço de mais de 700 quilómetros à Concessionária Estradas do Zambeze por um período de trinta anos. A nova fase da concessão incluirá a instalação de três portagens, com as taxas definidas com base no Programa Auto Sustentado de Manutenção de Estradas.

No entanto, o Governo não se compromete a fornecer qualquer compensação à concessionária caso o tráfego na via seja inferior ao esperado.

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A Concessionária Estradas do Zambeze está ciente dos desafios que enfrenta e pretende aplicar a experiência adquirida desde 2019 na melhoria das infraestruturas.

O memorando de entendimento, assinado na terça-feira, estabelece uma parceria de trinta anos entre o Governo e a concessionária, com o objectivo de garantir tanto a gestão quanto a manutenção das infraestruturas.