Vinte e um cidadãos malawianos, incluindo uma mulher, foram detidos na província de Gaza, em Moçambique, por estarem na posse de documentos de identificação falsos. O grupo preparava-se para viajar para a África do Sul, país vizinho de Moçambique.
Segundo Abeldo Nhanombe, porta-voz da Direcção Provincial de Migração em Gaza, os malawianos foram interceptados na quarta-feira, na Vila da Macia. Eles entraram em Moçambique através do posto de travessia de Zóbuè e tinham como destino final a África do Sul.
“Foram neutralizados após uma denúncia anónima, quando procuravam transporte para continuar a viagem para a África do Sul. A transportadora que os trouxe deixou-os na Associação dos Transportadores Rodoviários na Vila da Macia”, explicou Nhanombe.
Os cidadãos estrangeiros foram então encaminhados para o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) para os procedimentos legais subsequentes.
Além disso, Nhanombe informou que a transportadora responsável pelo transporte dos malawianos será responsabilizada pelas despesas relacionadas com os cidadãos detidos, incluindo alimentação e o retorno à província de Tete, local de entrada em Moçambique.