Economia Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral

Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral

Em um encontro, Moçambique e Brasil expressaram a intenção de fortalecer a cooperação bilateral, que ainda se encontra num estágio inicial.

A reunião, a primeira desde a formação dos actuais governos de ambos os países, foi co-presidida pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidade Moçambicana no Exterior, Maria Manso, e pelo Secretário para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Duarte.

Duarte observou que o comércio entre Moçambique e Brasil permanece aquém do seu potencial, com trocas comerciais que não ultrapassam os 200 milhões de dólares anuais. Este montante, segundo o diplomata, poderia ser facilmente duplicado com a atracção de novos investimentos.

Durante a sua intervenção, o representante brasileiro destacou o interesse do seu país em investir em várias áreas, nomeadamente na agricultura, educação e saúde. Carlos Duarte sublinhou que Moçambique possui condições climáticas e de solos favoráveis à produção agrícola, o que abre oportunidades tanto para a importação de produtos brasileiros como para a produção local.

A cooperação em formação académica também foi salientada, com muitos estudantes moçambicanos a formarem-se no Brasil em programas de graduação e pós-graduação, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do país.

Recomendado para si:  Eni investe 130 milhões de dólares em nova Central Térmica de Temane

Maria Manso, por sua vez, caracterizou as relações entre os dois países, que já duram 50 anos, como excelentes. A secretária expressou o desejo de que o presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, visite Moçambique ainda este ano, uma expectativa partilhada pelo diplomata brasileiro.

A reunião também abordou áreas como saúde e transportes, com o Brasil mostrando interesse em colaborar no desenvolvimento de infraestruturas urbanas em Moçambique.