Em um encontro, Moçambique e Brasil expressaram a intenção de fortalecer a cooperação bilateral, que ainda se encontra num estágio inicial.
A reunião, a primeira desde a formação dos actuais governos de ambos os países, foi co-presidida pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidade Moçambicana no Exterior, Maria Manso, e pelo Secretário para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Duarte.
Duarte observou que o comércio entre Moçambique e Brasil permanece aquém do seu potencial, com trocas comerciais que não ultrapassam os 200 milhões de dólares anuais. Este montante, segundo o diplomata, poderia ser facilmente duplicado com a atracção de novos investimentos.
Durante a sua intervenção, o representante brasileiro destacou o interesse do seu país em investir em várias áreas, nomeadamente na agricultura, educação e saúde. Carlos Duarte sublinhou que Moçambique possui condições climáticas e de solos favoráveis à produção agrícola, o que abre oportunidades tanto para a importação de produtos brasileiros como para a produção local.
A cooperação em formação académica também foi salientada, com muitos estudantes moçambicanos a formarem-se no Brasil em programas de graduação e pós-graduação, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do país.
Maria Manso, por sua vez, caracterizou as relações entre os dois países, que já duram 50 anos, como excelentes. A secretária expressou o desejo de que o presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, visite Moçambique ainda este ano, uma expectativa partilhada pelo diplomata brasileiro.
A reunião também abordou áreas como saúde e transportes, com o Brasil mostrando interesse em colaborar no desenvolvimento de infraestruturas urbanas em Moçambique.