Na sequência do desabamento de um prédio de cinco andares em Badalona, Barcelona, na terça-feira, os serviços de emergência recuperaram três corpos dos escombros durante a madrugada.
As vítimas, ainda não identificadas, consistem em um homem e duas mulheres. Estima-se que o homem e uma das mulheres tenham idades entre 30 e 40 anos, enquanto a outra mulher provavelmente tinha entre 50 e 60 anos, de acordo com a agência EFE.
Recorde-se que três residentes do edifício estavam dados como desaparecidos desde o dia do incidente. Apesar de ainda não confirmadas, as autoridades acreditam que os corpos encontrados correspondem aos residentes desaparecidos.
O presidente da Câmara de Badalona, Xavier García Albiol, assegurou que as vítimas “não eram do mesmo apartamento nem da mesma família”. A autarquia garantiu apoio aos desalojados “até que haja uma solução adequada”.
Segundo o presidente da Câmara, os moradores dos edifícios adjacentes, que foram inicialmente retirados por precaução, relataram que o prédio de 20 apartamentos havia passado por uma inspeção técnica “no mês passado”. A autarquia não possui qualquer registo de danos estruturais ou obras ilegais no edifício.
“Estamos a disponibilizar toda a informação [às autoridades]”, disse Albiol, apelando à população para evitar especulações sobre o sucedido.
As autoridades também realizarão inspeções nos complexos adjacentes para verificar a sua segurança, visto que “parecem ter o mesmo tipo de construção” do prédio que ruiu.
Os trabalhos de remoção dos escombros continuarão ao longo do dia de hoje, de acordo com os bombeiros.
O desabamento, que ocorreu por volta das 10h30 da manhã de terça-feira, teve início com o colapso parcial do teto do sótão, levando à queda subsequente do edifício.
A investigação sobre a causa do desabamento está em curso.