Internacional Mundo Três mortos encontrados nos escombros de edifício desabado em Barcelona

Três mortos encontrados nos escombros de edifício desabado em Barcelona

Na sequência do desabamento de um prédio de cinco andares em Badalona, Barcelona, na terça-feira, os serviços de emergência recuperaram três corpos dos escombros durante a madrugada.

As vítimas, ainda não identificadas, consistem em um homem e duas mulheres. Estima-se que o homem e uma das mulheres tenham idades entre 30 e 40 anos, enquanto a outra mulher provavelmente tinha entre 50 e 60 anos, de acordo com a agência EFE.

Recorde-se que três residentes do edifício estavam dados como desaparecidos desde o dia do incidente. Apesar de ainda não confirmadas, as autoridades acreditam que os corpos encontrados correspondem aos residentes desaparecidos.

O presidente da Câmara de Badalona, ​​​​Xavier García Albiol, assegurou que as vítimas “não eram do mesmo apartamento nem da mesma família”. A autarquia garantiu apoio aos desalojados “até que haja uma solução adequada”.

Segundo o presidente da Câmara, os moradores dos edifícios adjacentes, que foram inicialmente retirados por precaução, relataram que o prédio de 20 apartamentos havia passado por uma inspeção técnica “no mês passado”. A autarquia não possui qualquer registo de danos estruturais ou obras ilegais no edifício.

Recomendado para si:  Hamas promete resposta imediata ao plano de Trump para Gaza

“Estamos a disponibilizar toda a informação [às autoridades]”, disse Albiol, apelando à população para evitar especulações sobre o sucedido.

As autoridades também realizarão inspeções nos complexos adjacentes para verificar a sua segurança, visto que “parecem ter o mesmo tipo de construção” do prédio que ruiu.

Os trabalhos de remoção dos escombros continuarão ao longo do dia de hoje, de acordo com os bombeiros.

O desabamento, que ocorreu por volta das 10h30 da manhã de terça-feira, teve início com o colapso parcial do teto do sótão, levando à queda subsequente do edifício.

A investigação sobre a causa do desabamento está em curso.