Sociedade Imprevistos atrasam obras de drenagem na Matola

Imprevistos atrasam obras de drenagem na Matola

O Município da Matola, em Moçambique, anunciou que as obras de construção de uma vala de drenagem no bairro da Liberdade estão atrasadas.

O motivo, segundo a autarquia, é que o empreiteiro deparou-se com situações imprevisíveis na concepção do projeto.

As obras, que deveriam durar quatro meses, começaram em agosto de 2023 e estão atrasadas há quase sete meses. O Município da Matola reconhece que a conclusão dos trabalhos está atrasada, mas diz que foi uma situação imprevisível.

“Foi uma situação imprevisível, porque o projeto tinha uma concepção inicial que não correspondeu à realidade do terreno”, explicou o presidente do Município da Matola, Calisto Cossa. “O empreiteiro teve de fazer alterações ao projeto e isso atrasou as obras.”

Neste momento, as obras não estão interrompidas e há novos prazos. O Município da Matola espera que as obras sejam concluídas em junho de 2024.

A construção da vala de drenagem está orçada em pouco mais de 19 milhões de meticais e, depois de concluída, espera-se minimizar os cíclicos problemas de inundações no bairro da Liberdade.

Recomendado para si:  Surto de cólera em Tete provoca uma morte e mais de 150 casos

O bairro da Liberdade é um dos mais populosos da Matola, com cerca de 100 mil habitantes. As inundações são um problema recorrente no bairro, principalmente durante a época das chuvas. A vala de drenagem deverá ajudar a minimizar este problema.